Aniversário do Município

por Marili Teresinha Rossi Muller publicado 14/07/2022 15h08, última modificação 14/07/2022 15h08
A Câmara de Vereadores saúda todos o s munícipes pela passagem dos 64 anos de emancipação política de Luiz Alves em 18 de julho.

A Lei Estadual promulgada nº 348, de 21 de junho de 1958 criou 27 municípios na época, dentre eles o Município de Luiz Alves. Anterior a esta data o município era distrito de Itajaí. O ato de emancipação propriamente se deu em 18 de julho daquele ano,  e logo  foram organizadas as primeiras eleições municipais, ficando o município neste período ao encargo de um responsável interino, chamado Otaviano Seara até que foi eleito o Senhor Guilherme Frederico Schwancke para ser o Prefeito e sete cidadãos luizalvenzes para compor a primeira legislatura : Carlos Schmitt; Oto Wruck; Lio Ogê Gaya; Estefênio Rech; Adolfo Domingos Guedert; Rodolfo Francisco de Souza e Victor Novaski.

Esta primeira equipe política assumiu os trabalhos legislativos e de administração do município em 31 de janeiro de 1959 até 31 de janeiro de 1964.

Estamos na 16ª Legislatura e a economia de Luiz Alves passou por muitas fases. O início da  economia se deu principalmente pela agricultura familiar, extração de madeira, plantação de fumo , plantação de cana , produção da cachaça, produção de hortaliças e alevinos, pequenos engenhos ( alambiques), início de indústrias têxteis, as primeiras empresas Dudalina , Acearia, Rovitex, marcenarias,  produção de banana, fortalecimento dos alambiques, mais recentemente o fomento do turismo, do comércio e dos serviços. O trabalho, a valorização da família e da religião, o amor genuíno pelas belezas naturais conduziu este povo até os dias atuais.

Segue-se firme na busca pela harmonia e pela paz nas comunidades diversas. O Poder Legislativo tem se empenhado nos debates e nas discussões em busca de melhoria de qualidade de vida dos cidadãos  e congratula-se com todos os munícipes nesta data especial em que o município comemora os 64 anos de emancipação política.