Câmara realiza 4ª Sessão Itinerante de 2018

por Marili Teresinha Rossi Muller publicado 13/09/2018 09h36, última modificação 13/09/2018 09h36
A Câmara de Vereadores realizou no dia 10 de setembro a 4ª sessão itinerante de 2018, às 18:30h, no Salão da Capela Cristo Rei, Braço Elza.

A 4ª sessão itinerante correspondeu à 32ª sessão ordinária de 2018 e contou com a presença de munícipes da comunidade e região, do Prefeito Marcos Pedro Veber , do Ex- Prefeito José Brás Muller, do Ex- Vereador da Comunidade Ademir Francisco Rosa da Silva, e  do Bombeiro José Gesser Júnior .

Todos os Vereadores se fizeram presentes e entre as matérias da pauta encontrava-se o PL nº 23/18, de autoria do Vereador Acir José de Freitas , que cria a Banda Municipal de Luiz Alves. O projeto veio para oficializar  e documentar a existência da Banda que já está constituída desde fevereiro de 2002.

O Vereador Acir  José de Freitas justificou a criação oficial da Banda , disse ser um anseio dos integrantes e um documento necessário a fim de inscrever a Banda de Música do Município em programas federais de incentivo à cultura e a difusão da música nos municípios.

Destacou ainda, que nos eventos oficiais sempre podemos contar com a presença dos músicos animando e abrilhantando os eventos. Completou dizendo que trabalhar com música estimula a disciplina, o respeito ao outro, a expressão, o autocontrole, entre outros, e, além desses benefícios, a prática de banda de música é uma atividade profissionalizante, abrindo espaço para o mercado de trabalho, aspectos que contribuem para um caráter saudável.

Além do projeto que foi prontamente acatado por todos os Vereadores e aprovado por unanimidade, vários requerimentos e indicações também foram apresentados e alguns  deles voltados à melhorias e obras naquela região, as quais  encontram-se disponíveis para consulta no portal oficial da Câmara de Vereadores através do endereço  eletrônico www.luizalves.sc.leg.br

As sessões itinerantes foram regulamentadas pela Resolução nº 05/18, de 09 de março de 2018 e , apesar de já serem previstas no Regimento Interno da Casa, começaram a ser colocadas em prática somente a partir deste ano.

Um dos objetivos das sessões itinerantes é aproximar o processo legislativo da população, a fim de levar os munícipes a compreenderem melhor os trâmites dos projetos e requerimentos apresentados na Câmara, seja pelo Poder Executivo ou Legislativo.

A Câmara entendeu também,  que dessa forma muitas pessoas que por algum motivo não podem se locomover até a sua sede, ou no auditório das sessões, mas sentem-se mais à vontade em participar das sessões na sua comunidade, tendo uma oportunidade de conhecer e trocar ideias  com todos os Vereadores.

A próxima sessão itinerante ocorrerá na comunidade de Rio Canoas abrangendo as regiões de Alto Canoas, Baixo Canoas, Serrinha, Braço Gavião, Braço Arataca e Braço Arataca com data a ser previamente divulgada.